Serviço de Hematologia Clínica
O Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra resulta da fusão do Serviço de Hematologia do ex-CHC (HG e HP) e do Serviço de Hematologia do HUC. É responsável pelo diagnóstico e tratamento de doentes, crianças e adultos, com todas as patologias hematológicas, excepto leucemias agudas na criança.
O Serviço está organizado em Unidades clínico-laboratoriais com equipas multidisciplinares sob a responsabilidade de um Hematologista.
Todo o trabalho é desenvolvido com base numa estreita correlação entre os dados clínicos e laboratoriais, por ser esta a melhor forma de rentabilizar os recursos disponíveis, tendo em vista uma estratégia de diagnóstico mais precisa, mais eficiente e com menores custos.
Na Unidade Funcional de Hematologia Molecular (UFHM) estão disponíveis as mais recentes tecnologias necessárias ao diagnóstico das patologias hemato-oncológicas, doenças hemorrágicas e tromboembólicas, patologia do glóbulo vermelho e anemias hemolíticas microangiopáticas. Sempre que necessário, são efectuados os estudos bioquímicos e moleculares para esclarecimento do diagnóstico e dos factores moduladores do fenótipo e, se indicado, o diagnóstico pré-natal.
O laboratório está informatizado (Clinidata XXI) e certificado pela norma NP EN IS 9001:2015. Os diversos aparelhos e metodologias são submetidos a controlos de qualidade internos e externos (NEQAS, GENQA, VEQ e NBISC).
O Serviço de Hematologia Clínica do CHUC investe na formação dos profissionais de saúde, através de textos escritos, de conferências e da organização de Sabatinas e cursos teórico-práticos.
Tem ainda uma componente de investigação aplicada, com vários projectos em curso, e outros trabalhos no âmbito de teses de doutoramento, de mestrado e de licenciatura, em colaboração com a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra e o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.
O mérito do Serviço de Hematologia Clínica deve-se à cuidada preparação técnico-científica de toda a equipa que se empenha em prestar um serviço qualidade e em rentabilizar ao máximo os recursos de que dispõe.
Consultas:
HUC e HG – Adultos: todos os dias úteis
HP – Crianças: todos os dias úteis
_______________________________________________________________________________________________
Política da Qualidade - Unidade Funcional de Hematologia Molecular
Para cumprir a missão e concretizar os objetivos e compromissos que Ihe são inerentes, a Unidade Funcional de Hematologia Molecular, do Serviço de Hematologia Clínica, considera fundamental a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo coma norma NP ENISO 9001:2015, definindo como Política da Qualidade, os seguintes propósitos:
• O CIDADÃO/UTENTE/CLIENTE
Basear a prática clínico-laboratorial, numa cultura de qualidade e segurança, através de uma equipa multidisciplinar focada nos requisitos do cliente eno aumento da sua satisfação.
Melhorar continuamente os serviços prestados, servindo com equidade e transparência todos os clientes.
• OS PROFISSIONAIS
Estimular a iniciativa e sentido de responsabilidade dos profissionais, melhorando continuamente o desempenho e a produtividadedo Serviço.
Promover profissionais com competência, motivados,solidáriosnoseiodeumainstituiçãohospitalar centrada na prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade e diferenciação.
Assegurar o acesso dos profissionais, aos meios de formação e atualização adequados ao desenvolvimento de competências necessárias ao exercício das suas funções.
Impulsionar e promover a divulgação e realização de textos escritos, comunicações, sabatinas e cursos teórico-práticos.
• INVESTIGAÇÃO APLICADA
Criar condições e apoiar projetos de design e desenvolvimento, teses de doutoramento, de mestrado e de licenciatura.
• A ADMINISTRAÇÃO/ORGANIZAÇÃO
Disponibilizar as infraestruturas e os meios técnicos adequados e necessários para a melhoria contínua dos processos, satisfação das partes interessadas e obtenção de resultados sustentados.
Assegurar o cumprimento dos procedimentos, recomendações, protocolos, seguindo as boas práticas, os requisitos normativos e a legislação aplicável.
Seguir as mais atualizadas recomendações técnicas, dentro de padrões aceites e participarem programas de avaliação externa da qualidade.
Garantir uma comunicação aberta, honesta e consistente, melhorando continuamente o sistema de gestão da qualidade, de modo a assegurar um desenvolvimento sustentado.
Fomentar a geração de receitas através da oferta de serviços diferenciados ao exterior.
• A CIDADE/REGIÃO/PAÍS
Cumprir as boas práticas de gestão dos produtos utilizados e resíduos produzidos e, sempre que possível, diminuir o risco para a saúde humana e para o ambiente.
|