Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE
 Cabeçalho Serviço Hematologia CHC
em português | in english
Centro de Referência Europeu

Health Care Provider for: Rare Red blood cell defects and Hemochromatosis and other rare genetic disorders of iron metabolism and heme synthesis

O Serviço de Hematologia Clínica do CHUC integra a Rede Europeia de Hematologia, EuroBloodNet, como Health Care Provider for:

- Rare Red blood cell defects

- Hemochromatosis and other rare genetic disorders of iron metabolism and heme synthesis

As anemias hereditárias, hemoglobinopatias, poliglobulias e as alterações do metabolismo do ferro e da síntese do heme são patologias raras que devem ser orientadas para Centros com experiência sólida no seu diagnóstico, prevenção e tratamento.

Como Health Care Provider, integrado na EuroBloodNet, o Serviço tem uma equipa multidisciplinar dedicada a estas patologias que, para além da actividade assistencial, desenvolve investigação aplicada em interligação com outros grupos científicos.

Consultas:

HG – Adultos: 4as Feiras de manhã, 2as e 5as Feiras depois das 14H

HP – Crianças: 3as Feiras de manhã

No Laboratório (uhm@chuc.min-saude.pt) são investigadas amostras do CHUC e dos mais diversos Serviços de Saúde (públicos e privados) de todo o País e do estrangeiro.

São executadas as técnicas fundamentais para o diagnóstico das anemias congénitas e os estudos moleculares dos casos que necessitam de elucidação ou caracterização do diagnóstico, estabelecimento do prognóstico ou investigação de factores moduladores.

As amostras de líquido amniótico, para diagnóstico prénatal, têm prioridade máxima e os resultados têm uma demora média de 3-4 dias.

 Anemias Congénitas e Hematologia Molecular
Anemias Congénitas e Hematologia Molecular
Anemias Congénitas e Hematologia Molecular